Perguntas Frequentes

  1. O que é Porcelanato?
    Porcelanato é uma placa cerâmica para revestimento de baixa porosidade e elevado desempenho técnico. Pode ser esmaltado ou não, polido ou natural, retificado ou não retificado. Atualmente a placa cerâmica mais nobre do setor.

  1. O que é Porcelanato Esmaltado?
    É um Porcelanato que recebe uma camada de esmalte (vítrea) em sua superfície e que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,5%.

  1. O que é Porcelanato Técnico?
    É um Porcelanato que não possui esmalte em sua superfície (vítrea), ou seja, corpo único de massa e que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,1%.

  1. O que é o Selo da Qualidade para Porcelanato?
    O Selo da Qualidade para Porcelanato é baseado na certificação de produto e está inserido no Programa de Qualidade para Porcelanato desenvolvido pela ANFACER e tem como objetivo orientar clientes e consumidores sobre as características do porcelanato e diferenciar os produtos que atendam aos requisitos da norma ABNT NBR 15463.

  1. Quais são as vantagens para o consumidor em relação a empresas com o Selo?
    O Selo diferencia no mercado os Porcelanatos que atendem a Norma Técnica vigente, ou seja, garante ao consumidor o desempenho do produto esperado quando ele adquire esta tipologia mais nobre.

  1. Quais são as empresas com o Selo?
    Para consultar a lista de empresas com adesão ao Selo clique aqui.

  1. O que é a Certificação de Produto?
    A Certificação de Produto é um processo de avaliação da conformidade de um produto com base em normas nacionais, regionais e internacionais ou regulamentos técnicos. O INMETRO é, no Brasil, o órgão brasileiro responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade.

  1. Eu preciso ser Certificado para obter o Selo?
    Sim, a certificação é obrigatória para solicitar a adesão ao Selo. O Selo é baseado na Certificação de Produto conforme o Sistema Brasileiro de avaliação de conformidade do INMETRO.

  1. Como obtenho a Certificação?
    Para obter a Certificação a empresa interessada deve procurar um Organismo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para Certificação de Produto, consulte no site www.inmetro.gov.br

  1. Sou obrigado a Certificar todas as unidades fabris para obter o Selo?
    Sim, o regulamento do Selo obriga as empresas a certificarem todos os Porcelanatos na referida Marca Comercial para evitar propaganda enganosa ao consumidor.

  1. É possível obter o Selo para Porcelanato Importado?
    Sim, o processo de Certificação de Produtos contempla a possibilidade da Certificação de produtos importados. Para maiores informações conversar diretamente com um dos organismos acreditados (vide resposta 9).

  1. Onde faço a Solicitação de adesão ao Selo?
    A solicitação de adesão ao Selo deve ser realizada pelo site porcelanatocertificado.com.br, no link Cadastro.

  1. Qual a validade da concessão do Selo?
    A validade da concessão do Selo é a mesma que a empresa possui na Certificação do Produto.

  1. Como funciona o processo de manutenção?
    A manutenção do Selo da Qualidade é de responsabilidade do solicitante, que deverá comunicar com antecedência mínima de 30 dias ao vencimento da Certificação, quanto ao andamento dos processos de manutenção da Certificação do produto.
    A não comunicação dentro do prazo estabelecido pode ocasionar a suspensão do uso do Selo.

  1. Como funcionado o processo de fiscalização?
    A fiscalização quanto a qualidade do produto é realizada no processo de Certificação pelo Organismo Certificador e a fiscalização do uso da marca é realizada pela ANFACER de forma mensal fisicamente nas lojas e revendas e por meios eletrônicos quanto a sites, catálogos e anúncios.